Antes de se submeter à realização de uma cirurgia, saber mais sobre como será realizado o procedimento, é fundamental para se sentir seguro.
A cirurgia de colocação de um implante coclear é um procedimento médico que envolve a implantação de um dispositivo eletrônico na cóclea de um paciente com perda auditiva severa e/ou profunda. O objetivo do implante coclear é restaurar parcial ou totalmente a capacidade auditiva da pessoa, permitindo que ela possa ouvir novamente com mais qualidade.
A realização do procedimento deve ser feita por um médico devidamente qualificado e pode variar de acordo com a situação de cada paciente, sua condição prévia de saúde e a gravidade do caso. Contudo, existem alguns passos que são seguidos de maneira geral para a colocação do implante coclear. Por isso, quanto mais você souber sobre a cirurgia, mais segurança e confiança ao passar pelo procedimento.
Veja a seguir os principais passos envolvidos na realização de uma cirurgia de implante coclear. Lembrando que cada caso possui suas devidas particularidades.
Passo 1 – Avaliação pré-operatória
Antes da cirurgia, o paciente passa por uma avaliação auditiva com o médico especialista em cirurgia do ouvido, incluindo testes de audição e exames médicos para determinar se está realmente indicado a realização do implante coclear. Os pacientes que mais têm a colocação do implante indicada costumam ter perda auditiva em nível severo e/ou profundo e quando não existe mais benefício significativo com aparelhos de amplificação sonora individual (próteses auditivas convencionais).
Passo 2 – Preparação para a cirurgia
A cirurgia é realizada com a aplicação da anestesia geral. Deve ser avaliado a condições de saúde de cada paciente para o procedimento.
Passo 3 – Incisão
O médico cirurgião realiza uma pequena incisão atrás da orelha ou na área próxima ao ouvido do paciente para acessar a parte interna do ouvido e preparar o local onde será colocado o implante.
Passo 4 – Colocação do implante coclear
O cirurgião insere o dispositivo do implante coclear através do osso que fica atrás da orelha (mastoide). O implante é composto por uma série de eletrodos que são inseridos na cóclea, a parte espiral do ouvido interno, e um receptor é colocado sob a pele, atrás da orelha.
Passo 5 – Fixação do receptor
O receptor do implante coclear é fixado sob a pele e os eletrodos são posicionados de forma apropriada dentro da cóclea no ouvido interno do paciente.
É possível também, nos casos em que se avaliar necessário, a realização do tratamento cirúrgico com a reconstrução da orelha para fins estéticos e funcionais com a utilização de implantes, próteses ou enxertos. A realização da cirurgia de reconstrução deve seguir as recomendações passadas pelo médico responsável pelo caso.
Cada caso possui suas particularidades específicas e deve ser avaliado e diagnosticado sempre com um cirurgião especialista em ouvido para que seja definido qual caminho que o tratamento deve seguir para trazer os resultados mais adequados para o paciente.
Passo 6 – Fechamento da incisão
Nesse momento da cirurgia, após a colocação de todos os dispositivos necessários, a incisão é suturada e fechada.
Passo 7 – Programação do implante coclear
Algumas semanas após a realização da cirurgia, o paciente volta ao médico para realizar a ativação do implante coclear com a fonoaudióloga. O implante é programado para as necessidades auditivas específicas do paciente e são feitos os testes do equipamento.
Passo 8 – Reabilitação auditiva
Após a ativação do implante, o paciente passa por sessões de reabilitação auditiva para aprender a interpretar os sons transmitidos pelo dispositivo. Isso envolve treinamento para reconhecer sons da fala, como letras e palavras. A etapa de reabilitação costuma ter variações, principalmente quando se relaciona a particularidade de cada caso apresentado pelos pacientes e os cuidados tomados no período pós-operatório. Para saber mais sobre a realização da cirurgia de implante coclear, leia o post sobre Implante coclear.
É importante ressaltar que o sucesso do implante coclear varia de pessoa para pessoa e depende de vários fatores, incluindo a idade do paciente, a causa da perda auditiva, a saúde geral do indivíduo e a motivação para a reabilitação auditiva, seguindo todas as recomendações passadas pelo otorrinolaringologista.
O implante coclear é uma tecnologia que pode proporcionar melhorias significativas na qualidade de vida de pessoas com perda auditiva grave ou profunda, permitindo que elas se comuniquem de forma mais clara e participem mais ativamente do mundo ao seu redor, melhorando a sua qualidade de vida e trazendo mais interação para o seu dia a dia. Por isso, a decisão de se submeter ao procedimento deve ser tomada em conjunto com a consulta aos profissionais de saúde especializados e de sua confiança.
Você está procurando o atendimento de um médico que realize cirurgia do ouvido em Porto Alegre? O Dr. Joel Lavinsky possui ampla experiência em tratamento de doenças do ouvido e realização de cirurgias para o tratamento de diferentes casos, desde em pacientes recém-nascidos até com pessoas idosas. Quer saber como ele pode ajudar você? Entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (51) 3332.0032 e agende a sua consulta.
Link: https://drjoellavinsky.com.br/implante-coclear/
Palavras: 800