Neurinoma do Acústico
Neurinoma do Acústico – Causas e Tratamentos:
Tumores acústicos são tumores fibrosos não malignos, originadas do nervo do equilíbrio ou audição que não se espalham (metástase) para outras partes do corpo. Correspondem de 6 a 10% de todos os tumores cerebrais.
Esses tumores estão localizados profundamente no crânio e são adjacentes a centros cerebrais vitais. Os primeiros sinais ou sintomas percebidos geralmente são relacionados à função do ouvido e incluem ruídos e distúrbios na audição e no equilíbrio. À medida que os tumores aumentam, envolvem outros nervos ao redor relacionados a funções mais vitais. Podem ocorrer dores de cabeça em resultado da maior pressão sobre o cérebro.
Em muitos casos, esses tumores crescem lentamente em um período de anos. Em outros, a taxa de crescimento é mais rápida. Em alguns, os sintomas são leves, e em outros, sintomas graves se desenvolvem rapidamente.
Toma-se muito cuidado antes, durante e após a cirurgia nesses casos para preservar a vida. A preservação da vida é o objetivo mais importante da cirurgia nesses casos mais difíceis. O segundo objetivo é preservar o maior número possível de estruturas vitais. Para muitos, após a cirurgia, tem-se uma vida completamente normal.
Alguns pacientes apresentam deficiência física mínima, e outros até mesmo graus máximos de deficiência física podem persistir.
Para se alcançar a preservação da vida com um mínimo de sequela física, essa cirurgia necessita de cuidados de uma equipe no pré e pós-operatório. Essa equipe inclui um internista, um anestesista, um enfermeiro cirúrgico treinado, um neurocirurgião e um otologista (especialista em ouvido). O neurocirurgião é co-cirurgião com o otologista.
TAMANHO DO TUMOR
Os riscos e as complicações da cirurgia para o Neurinoma do acústico variam de acordo com o tamanho do tumor: Quanto maior for o tumor, mais sérias serão as complicações e maior a probabilidade de haver complicações.
A retirada de um tumor acústico, independentemente se é extenso ou pequeno, é um procedimento cirúrgico complexo, com possíveis complicações graves, incluindo óbito. O risco envolvido na retirada desses tumores nunca deve ser minimizado.
TUMORES PEQUENOS
Um pequeno tumor acústico é restrito ao canal ósseo que se estende da orelha interna ao cérebro. Por esse canal, passam os nervos da audição, do equilíbrio e facial e os vasos sanguíneos que abastecem a orelha interna.
TUMORES MÉDIOS
Um tumor acústico de tamanho médio se estende do canal ósseo até a cavidade cerebral mas ainda não produz pressão no próprio cérebro.
TUMORES EXTENSOS
Um tumor acústico extenso inicia desde o canal ósseo até a cavidade cerebral e é grande o suficiente para produzir pressão no cérebro.