Timpanoplastia

Timpanoplastia

MIRINGOPLASTIA

A maioria das infecções na orelha melhoram e as estruturas da orelha média se curam completamente. Em alguns casos, porém, o tímpano pode não curar e uma perfuração permanente pode ocorrer no tímpano.

A miringoplastia é a operação realizada com o objetivo de reparar uma perfuração no tímpano quando não há infecções na orelha média ou doença nos ossículos da orelha. Esse procedimento veda a orelha média e pode melhorar a audição.

A cirurgia é realizada com anestesia local pelo canal auditivo. O tecido da orelha é usado para consertar o defeito no tímpano. É realizada em regime ambulatorial e pode voltar a trabalhar em uma semana. A cura é completa na maioria dos casos em até seis semanas, quando qualquer melhora na audição geralmente é perceptível.

TIMPANOPLASTIA

Uma infecção na orelha pode causar uma perfuração do tímpano, danos na mucosa e danos nos três ossículos da orelha que transmitem o som do tímpano até a orelha interna e o nervo da audição. A timpanoplastia é a operação realizada para eliminar alguma infecção e reparar tanto o mecanismo de transmissão de som como alguma perfuração do tímpano. Esse procedimento veda a orelha média e melhora a audição em muitos casos.

Nos casos que não necessitam de reparação do tímpano, a operação geralmente é realizada com anestesia local por meio do canal auditivo em regime ambulatorial.

A maioria das timpanoplastias são realizadas por meio de uma incisão atrás da orelha, com anestesia local ou geral. A perfuração é restaurada com um tecido próximo da orelha. A transmissão do som para a orelha interna é realizada pelo reposicionamento ou substituição dos ossículos doentes da orelha.

Alguns casos, não é possível restaurar o mecanismo de transmissão do som e o tímpano ao mesmo tempo. Nesses casos, o tímpano é restaurado primeiro e, seis meses ou mais depois, o mecanismo de transmissão de som é reconstruído.

O paciente geralmente é hospitalizado em regime ambulatorial e pode voltar a trabalhar em uma semana a dez dias. A cura completa geralmente ocorre em 8 semanas. Uma melhora na audição pode não ser percebida por alguns meses.