A Doença de Menière é uma condição que afeta o labirinto, uma parte do ouvido interno, e pode causar sintomas como zumbido, perda auditiva, sensação de ouvido bloqueado, até tonturas e vertigens.
Para entender essa condição, é importante conhecer o funcionamento do ouvido:
Na orelha interna, o líquido chamado endolinfa é produzido e regulado por uma estrutura conhecida como saco endolinfático. Esse líquido é continuamente produzido e absorvido, mantendo um volume estável.
No entanto, quando há uma falha nesse processo, pode ocorrer um aumento da pressão do líquido, que é a principal característica da Doença de Menière.
Embora as causas exatas ainda não sejam totalmente descobertas, sabe-se que a doença afeta, com mais frequência, pessoas entre 20 e 50 anos de idade.
A Doença de Ménière é caracterizado pelo aumento da pressão no labirinto, estrutura do ouvido interno relacionada à audição e ao equilíbrio.
Ainda não estão claros os fatores que causam a doença ou tornam certas pessoas mais suscetíveis, mas acredita-se que ela possa estar associada a:
- Fatores genéticos ligados;
- Má-formação do Labirinto;
- Traumas físicos que geram lesões em estruturas do ouvido interno;
- Doenças autoimunes, como lúpus e reumatismo;
- Alergias;
- Otosclerose, que é uma doença que afeta o ouvido médio causando perda auditiva;
- Outras doenças preexistentes, como hipertensão, diabetes e herpes.
Quais são os sintomas da Doença de Menière?
Os sintomas da Doença de Menière incluem episódios súbitos de vertigem intensa e incapacitante, frequentemente acompanhados de náusea e vômito. Esses episódios geralmente duram entre 20 minutos e algumas horas, mas em alguns casos podem se estender por até 24 horas, afetando significativamente a qualidade de vida
Os sintomas são frequentemente confundidos com os da labirintite, termo popularmente usado como sinônimo de tontura.
O paciente geralmente inicia com vertigem (sensação de que tudo ao redor está girando) e, em seguida, pode apresentar perda auditiva flutuante, zumbido e sensação de pressão ou som bloqueado.
Em alguns casos, os sintomas auditivos, como a sensação de pressão no ouvido e o agravamento do zumbido, surgem primeiro. Há também relatos de um som de estalo seguido por uma vertigem intensa.
Lembrando que a vertigem é uma falsa sensação de que você, o ambiente ou ambos estão se movendo e girando. Nesse caso, ela não é provocada por alterações na posição do corpo, ao contrário da vertigem posicional paroxística benigna.
Nos estágios iniciais da Doença de Ménière, as pessoas geralmente enfrentam crises de vertigem e perda auditiva ou zumbido, mas retornam ao estado normal entre as crises. Com a progressão da doença ao longo de meses ou anos, a perda auditiva de baixa frequência pode se tornar constante entre as crises. Em estágios mais avançados, a perda auditiva significativa pode se tornar persistente.
Como é feito o diagnóstico da Doença de Ménière?
O diagnóstico da Doença de Ménière é clínico, ou seja, baseado na história do paciente. Além disso, a audiometria, pode acusar uma perda auditiva em frequências graves, mas outros exames podem ser solicitados para diagnóstico diferencial, como exames para avaliação do equilíbrio e ressonância magnética da orelha interna.
O diagnóstico da Doença de Ménière é baseado em sintomas típicos de vertigem, acompanhados de zumbido e perda auditiva em pelo menos um dos ouvidos.
É importante destacar que as principais bases do diagnóstico são o histórico de saúde do paciente, o seu relato na consulta médica, a audiometria e a eliminação das demais possibilidades.
Como é feito o tratamento?
A Doença de Ménière é uma doença crônica e seu tratamento consiste no uso de medicamentos para reduzir a pressão dentro do Labirinto e para o momento das crises, cujo tipo e dosagem dependerão da intensidade e da frequência dessas crises, junto à adoção de mudanças na alimentação e no estilo de vida para prevenir o agravamento do quadro.
De maneira geral, é recomendável manter uma dieta balanceada, com alta ingesta hídrica e pobre em sódio e açúcar. O álcool também deve ser consumido com moderação. Além disso, é importante praticar atividades físicas, manter o sono regular e adotar medidas para reduzir a ansiedade e o estresse.
Também existem tratamentos para estabilizar o quadro do paciente, e até mesmo para resgate de perdas de audição.
Alguns pacientes podem necessitar de cirurgia para a Doença de Ménière refratária ao tratamento medicamentoso.
Qual médico procurar?
A área médica responsável por disfunções e doenças do ouvido interno é a otorrinolaringologia.
O otoneurologista é um otorrinolaringologista dedicado às alterações e patologias causadoras de tontura e zumbido. Portanto, ele é o profissional mais indicado para diagnosticar e desenvolver uma estratégia de tratamento eficaz para esse tipo de doença.
Fique atento aos sinais e procure um especialista.
O Dr. Joel Lavinsky é um médico otorrinolaringologista especialista em cirurgia de ouvido e da base do crânio em Porto Alegre e atende pacientes com diferentes queixas relacionadas à perda auditiva.
Com ampla experiência no tratamento de diversas condições que possam afetar a audição, ele atende com uma equipe preparada para prestar uma experiência de saúde e recuperação focada no seu bem-estar.
Agende a sua consulta pelo telefone e WhatsApp (51) 3332.0032 e conquiste uma vida com muito mais qualidade.
Link: https://api.whatsapp.com/send/?phone=555133320032&text&type=phone_number&app_absent=0