Cirurgias de ouvido – Conheça alguns dos procedimentos mais comuns: A prevenção é a melhor maneira de se ter uma boa qualidade de vida e quando necessário alguns procedimentos podem ajudar os pacientes a terem uma audição melhor e mais autonomia no dia a dia.
Cuidar da saúde auditiva é um tipo de cuidado que deve acompanhar a todos ao longo de toda a vida. Comparecer a consultas regulares ao otorrinolaringologista é apenas uma das necessidades que estão listadas dentro desses cuidados. E, quando alguma divergência é encontrada ou quando o paciente apresenta alguma queixa que não pode ser solucionada com o uso de medicamentos, as cirurgias de ouvido devem ser avaliadas e levadas em consideração.
Existem diversos tipos de procedimentos cirúrgicos que podem ser realizados nos ouvidos e que podem mudar para melhor a qualidade de vida dos pacientes sanando diferentes enfermidades. Conheça a seguir alguns dos procedimentos que podem ser realizados por meio de cirurgias.
Cirurgia de Timpanoplastia
O tímpano é uma membrana responsável por proteger o ouvido médio, quando ocorre a perfuração dessa membrana por algum tipo de trauma, o aparelho auditivo pode ser prejudicado. Para evitar maiores danos, é possível realizar uma timpanoplastia, uma cirurgia de ouvido que tem como objetivo fazer o reparo da perfuração. Clique aqui para saber mais sobre a cirurgia de timpanoplastia.
Cirurgia de Timpanotomia para Tubo de Ventilação
Recomendada para pacientes que estão com otite ou em casos de disfunção da tuba auditiva, a cirurgia de timpanotomia para tubo de ventilação é uma cirurgia de ouvido semelhante às timpanotomias tradicionais, porém com um aspirador e um pequeno tubo de ventilação para aspirar a secreção causada pela otite e possibilitar a ventilação da orelha média com o tubo de ventilação que auxilia no tratamento da inflamação.
Cirurgia de Mastoidectomias
A mastoidectomia é uma cirurgia de ouvido com o objetivo de combater otites crônicas e infecções na mastoide, uma das partes do osso temporal, localizado no crânio, logo atrás da orelha. O procedimento auxilia na retirada dos tecidos infeccionados, na limpeza da mastoide e da reconstrução do tímpano.
Quando a doença está em um grau mais avançado, pode ser necessário recuperar os ossículos do ouvido, martelo, bigorna e estribo, e tornar o ouvido e a mastoide uma cavidade única. O nome desse procedimento é mastoidectomia de cavidade aberta. É possível também ser preciso adaptar o conduto auditivo externo para que fique maior, por meio de uma meatoplastia.
Quando a doença está mais restrita, é possível realizar um procedimento chamado timpanomastoidectomia de cavidade fechada, que consiste na preservação da anatomia normal do canal auditivo.
Cirurgia de Estapedectomia/Estapedotomia
A cirurgia de estapedectomia é recomendada quando o paciente apresenta um quadro de otosclerose, uma doença degenerativa que pode ocasionar perda da audição. Para diminuir os efeitos da doença, o osso do estribo é removido e é colocada uma prótese no lugar com o objetivo de continuar realizando a transmissão do som de maneira precisa.
A estepedectomia é feita de acordo com as indicações específicas. Para saber mais sobre a otosclerose e suas formas de tratamento, leia mais.
Cirurgia de Implante coclear
O implante coclear é indicado para pessoas que estão em quadros severos ou avançados de perda auditiva e não conseguem obter bons resultados com o uso dos aparelhos auditivos tradicionais. Podem ser feitas diferentes cirurgias para a colocação de um implante auditivo, a modalidade escolhida vai depender do caso específico de cada paciente. Se quiser saber mais sobre o implante coclear, leia em nosso blog.
A realização de uma cirurgia de ouvido é um procedimento que depende muito da particularidade de cada caso e das necessidades específicas de cada paciente. Antes da realização de uma intervenção outros procedimentos são realizados e, as cirurgias são recomendadas quando realmente existe a necessidade, devendo sempre se lembrar de que cada pessoa possui um quadro e cada situação deve ser avaliada de forma independente.
Em todos os casos, sempre é recomendado procurar um especialista em cirurgia de ouvido para saber o diagnóstico correto, o melhor procedimento a ser realizado e se existe a necessidade da realização de uma cirurgia. Em caso de perceber qualquer alteração na sua audição, procure orientação médica. Quer saber mais sobre cirurgias de ouvido em Porto Alegre? Entre em contato conosco: (51) 3332.0032.
Palavras: 819
Link: https://drjoellavinsky.com.br/2023/03/01/ola-mundo-2/
https://drjoellavinsky.com.br/2023/03/01/ola-mundo-3/https://drjoellavinsky.com.br/timpanoplastia/