Paraganglioma jugular – O que é, diagnóstico e tratamento

Paraganglioma jugular– O que é, diagnóstico e tratamento: Identificar tumores e alterações em nosso corpo nem sempre é uma tarefa fácil, mas com um acompanhamento médico adequado, pode-se conseguir um diagnóstico correto e a resolução do problema.

Acompanhar a sua saúde e estar em dia com seus exames deve ser uma constante para que surpresas desagradáveis possam ser evitadas e você possa ter uma qualidade de vida muito melhor. O surgimento de tumores benignos não é incomum atualmente e, quanto antes forem descobertos, mais rápidos e eficazes são os tratamentos realizados.

O que é o paraganglioma jugular?

O paraganglioma jugular é o tipo de tumor benigno de ocorrência mais comum do osso temporal e que pode se expandir a para a região cervical, o osso temporal, o clivo e a fossa cerebral posterior. Com menos frequência podem ter origem e se localizar em outras áreas menos comuns na cabeça e no pescoço, como nas regiões laríngeas, nasal, orbitária e paranasal e, na grande maioria das vezes, não secretam nenhum tipo de hormônio que possa causar alterações ao paciente, como as catecolaminas. Poucas são as ocorrências em que o tumor apresenta-se como maligno.

Este tipo de tumor, também conhecido como tumor glômico, é mais frequentemente encontrado em mulheres e pode ter ocorrências múltiplas ou pelo menos bilaterais. Ele surge das células da crista neural localizadas em grandes estruturas neurovasculares.

Quais são os sintomas do paraganglioma jugular

Na maioria dos casos, o paraganglioma jugular é assintomático, ou seja, não apresenta sintomas, podendo apresentar um certo volume na região cervical do paciente e através de uma sensação de pulsação no ouvido. Alguns desses tumores podem secretar substâncias como as catecolaminas que podem causar sintomas como hipertensão, dores de cabeça, sudorese e taquicardia em alguns pacientes e que com exames e diagnóstico médico podem ser ligadas ao tumor.

Outros sintomas locais também podem ser verificados de acordo com o tamanho do paraganglioma, como dificuldade para engolir, comprometimento de nervos cranianos, rouquidão, perda de audição, zumbidos, tontura, visão borrada e paralisia facial.

Como é realizado o diagnóstico do paraganglioma jugular?

Para a realização de um diagnóstico preciso da doença são necessários exames de imagem. A escolha do tipo de exame dependerá dos resultados obtidos e dos sintomas levantados pelo médico especialista.

Qual é a causa do paraganglioma jugular?

Grande parte dos casos de paraganglioma jugular tem ocorrência para os pacientes sem uma causa específica definida, contudo eles podem estar ligados a determinadas síndromes hereditárias. Esse tipo de tumor costuma ser originado de células que funcionam como parte do sistema nervoso, ao longo de ramos dos nervos vago e glossofaríngeo e, em alguns casos, podem gerar alterações endocrinológicas nos pacientes por secretarem adrenalina, noradrenalina e dopamina o que pode implicar no aumentou ou na instabilidade da pressão arterial do indivíduo.

Qual é o tratamento para o paraganglioma jugular?

O paraganglioma jugular, de um modo geral, tem indicação de ser removido através de procedimentos cirúrgicos.  Tem o objetivo de retirar o tumor, promover a cura do paciente e impedir a evolução com crescimento e possíveis sequelas.

A escolha do tratamento deve ser realizada por médico especialista em cirurgia do ouvido e baseada nos resultados dos exames realizados. Antes de tomar qualquer decisão, procure diferentes opiniões e consulte o histórico dos profissionais que irão lhe atender para ter certeza que está recebendo os cuidados necessários. Ressaltamos a importância de seguir as recomendações médicas e o tratamento receitado para a obtenção de bons e satisfatórios resultados.

Procure manter seus exames sempre em dia e, caso perceba qualquer tipo de alteração, procure um médico especialista em cirurgia do ouvido para tirar todas as suas dúvidas, realizar os exames necessários e fazer o diagnóstico assertivo. Quer saber mais sobre problemas auditivos e cirurgias do ouvido em Porto Alegre? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp: (51) 3332.0032.

Link: https://drjoellavinsky.com.br/glomus-e-outros-tumores-do-ouvido/ Palavras: 801

Entre em contato conosco