Riscos da cirurgia do implante coclear

Riscos da Cirurgia do Implante coclear: O implante coclear é uma prótese eletrônica introduzida por meio cirúrgico na orelha interna de um paciente com deficiência auditiva. Esse procedimento tem o objetivo de fazer com que o paciente tenha uma melhora significativa na sua audição. Para saber mais sobre Implante coclear, leia nosso artigo Implante coclear: perguntas para acabar com as suas dúvidas.

A colocação do implante coclear pode trazer muitos benefícios para a saúde e para o dia a dia do paciente. Porém, como na realização de qualquer cirurgia, a colocação do implante pode ter alguns raros riscos ou complicações, mesmo com mínima incidência. Abaixo estão listadas todas as complicações possíveis, mas que são extremamente RARAS. Portanto, é uma cirurgia considerada bastante segura.

Riscos da Cirurgia:

Meningite: os pacientes que fazem uso do implante coclear possuem um risco um pouco maior de desenvolver meningite, por isso, é recomendado o esquema de vacinação antipneumococo e atenção redobrada a algum sinal sugestivo da doença que possa aparecer, como febre, vômito e dor de cabeça.

Fístula Liquórica: quando existe uma abertura entre o ouvido e os espaços e cavidades onde está o liquor e isso pode ocorrer, especialmente quando se trata de um caso com malformação severa do ouvido interno.

Hematoma: pode haver um acúmulo de sangue no local da cirurgia que precisa ser drenado, sendo muito incomum.

Tontura ou desequilíbrio: é incomum, mas pode ocorrer nas primeiras semanas após a cirurgia um pouco de tontura, de forma transitória e auto-limitada.

Zumbido no ouvido: os pacientes que costumavam ter zumbido antes da cirurgia, relatam melhora no quadro após a realização do implante. Contudo, algumas pessoas podem ter um zumbido alto após o procedimento. Situação que costuma diminuir com o tempo.

Alteração do paladar: no ouvido há um nervo chamado corda do tímpano que transmite impulsos do paladar, em alguns casos esse nervo pode ser afetado com a cirurgia, mas a questão costuma se resolver em algumas semanas.

Dormência ao redor da orelha: é frequente após a realização da cirurgia, mas costuma desaparecer dentro de algumas semanas.

Perda da audição residual: em alguns casos, quando o paciente submetido à cirurgia possui algum nível de audição residual, pode ocorrer de que com o implante a audição passe a ser exclusivamente por meio do implante coclear.

Insucesso na colocação do implante coclear:

caso, por ocorrência de alguma alteração anatômica do paciente, não seja possível realizar o implante.

Outras situações que podem ocorrer: Não obtenção do resultado auditivo esperado, infecção da pele ou do local do implante, otites de repetição, colesteatoma.

Existem ainda algumas contraindicações para a realização da cirurgia que devem ser avaliadas pelo médico especialista responsável pelo paciente.

Paralisia do Nervo Facial: Extremamente rara.

A incidência da ocorrência dos riscos citados é muito baixa e a grande maioria dos riscos da cirurgia de colocação do implante coclear podem ser evitados quando são seguidas todas as recomendações médicas pré e pós a cirurgia.

Para garantir a segurança e a tranquilidade do paciente e familiares para a realização do procedimento, é recomendado sempre procurar um médico de confiança. O Dr. Joel Lavinsky é especialista em cirurgia do ouvido em Porto Alegre. Para saber mais sobre o atendimento, entre em contato com a nossa equipe pelo telefone: (51) 3332.0032.

Entre em contato conosco