Timpanoplastia – Saiba sobre o procedimento e suas indicações

Timpanoplastia – Saiba sobre o procedimento e suas indicações: A saúde do ouvido exige cuidado, atenção e a realização dos tratamentos adequados.

O tímpano, também conhecido como membrana timpânica, tem como função transmitir os sons vindos do ambiente externo para os ossículos localizados no ouvido médio da pessoa e oferecer proteção ao ouvido em ambientes com ampla exposição a ruídos altos e graves.

Uma ocorrência muito comum é a perfuração da membrana timpânica, a participação do tímpano na audição do paciente é variável, mesmo assim, é possível realizar a recuperação da função do tímpano por meio da cirurgia de timpanoplastia. Saiba mais sobre esse procedimento no conteúdo a seguir.

O que é a Timpanoplastia?

A Timpanoplastia é um procedimento cirúrgico realizado quando existe a necessidade de corrigir perfurações no tímpano e/ou dos ossículos da audição (martelo, bigorna e estribo). O objetivo da cirurgia é fechar a membrana timpânica para que ela possa novamente proteger o ouvido médio das agressões externas.

Para melhorar a capacidade auditiva do paciente, pode ser necessário incluir também no procedimento a restauração dos ossículos do ouvido, o martelo, a bigorna e o estribo.

Para que serve a Timpanoplastia?

Essa cirurgia do ouvido pode ter ainda o objetivo de isolar o ouvido médio da água para evitar infecções como as otites médias que podem ocasionar em um novo rompimento na membrana do tímpano. Essa entrada de água na orelha média pode ser em decorrência de um mergulho no mar, piscina e até de água do chuveiro ao tomar banho.

Quando a Timpanoplastia é indicada?

Em alguns casos o rompimento ou perfuração da membrana timpânica tem uma pequena área e se fecha de maneira espontânea. No caso de não se fechar, a cirurgia de timpanoplastia se torna necessária para a correção do problema.

O procedimento é indicado em casos de infecções crônicas no ouvido ou perfurações por trauma. Não existem contraindicações para a cirurgia, a não ser por casos específicos onde deve-se seguir as orientações médicas.

Como a cirurgia é realizada?

 A timpanoplastia tem como foco colocar um enxerto no local onde houve a perfuração para fechá-la. A incisão é feita com a aplicação de anestesia local ou geral e o cirurgião faz uma incisão no canal auditivo ou atrás da orelha do paciente, por onde será colocado o enxerto.

A operação pode ser realizada sem cortes quando realizada pelo conduto auditivo, com a utilização de um endoscópio, que oferece uma visão ampliada das estruturas da orelha envolvidas na cirurgia.

Quais são os procedimentos do pós-operatório?

A fase de recuperação após esse tipo de cirurgia no ouvido costuma ser breve e sem a ocorrência de quadros de dor. O paciente retorna para casa no mesmo dia ou no dia seguinte à realização da cirurgia, mas deve permanecer um período de repouso e seguir as demais recomendações médicas.

É necessário que o médico especialista acompanhe a recuperação do paciente e que este realize os exames solicitados para a melhor visualização da evolução do quadro. Após a completa recuperação, que pode levar em torno de três meses, o paciente poderá novamente molhar o ouvido, mergulhar no mar ou piscina sem risco de desenvolver infecções.

Existem riscos na Timpanoplastia?

A Timpanoplastia é uma cirurgia e, como todas as outras, pode apresentar alguns riscos. Veja a seguir algumas complicações que, mesmo em um baixo índice, podem ocorrer:

Perda da audição: em casos em que é necessário manipular os ossículos do ouvido, pode ocorrer a perda de um percentual da audição do paciente.

Tonturas: mais uma situação que mesmo que raramente pode acontecer.

Rejeição do enxerto: em alguns casos, a membrana timpânica pode não se recuperar em um tempo rápido o suficiente e o enxerto pode acabar se soltando. Nesse caso, um novo procedimento cirúrgico precisa ser realizado.

Os casos de sucesso da realização desse tipo de cirurgia do ouvido são maioria, mas é sempre recomendado seguir as orientações médicas para o pós-operatório e, em caso de observar qualquer um desses sintomas ou qualquer outra alteração, é preciso informar a situação ao seu médico para que o caso seja verificado.

Realizar uma cirurgia no ouvido é um procedimento delicado e que exige muita confiança e segurança nos profissionais que irão realizá-lo. Por isso, se sentir qualquer desconforto ou necessidade, procure um médico especializado. Para realizar cirurgia do ouvido em Porto Alegre pode entrar em contato conosco (51) 3332.0032.

Palavras: 801

Link: https://drjoellavinsky.com.br/timpanoplastia/

Entre em contato conosco